Páginas

sábado, 30 de maio de 2009

-- United Nations Environment Programme (UNEP) - News Centre --

-- United Nations Environment Programme (UNEP) - News Centre --








5 de junho Dia do Meio Ambiente
Environment Day - 5th June


Fonte: UNEP/PNUMA

2009 Environment Day - Dia do Meio Ambiente


Dia do Meio Ambiente 2009
2009 Environment Day

Faça Algo Todo Dia
Dicas para combater as mudanças climáticas

Em 2009, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas. Muitas vezes nos confrontamos com os problemas ambientais e não sabemos como agir. O Dia Mundial do Meio Ambiente significa tomar atitude em busca de uma solução. Para isso, fazer algo diariamente é um grande começo.

Todos nós podemos fazer nossa parte para proteger o planeta usando menos e agindo mais. Se tornar verde não é tão difícil assim. Aqui nós apresentamos 30 maneiras fáceis de esverdear a sua rotina, desde o momento que você desliga o seu despertador de energia solar até o ponto em que se deita na sua cama com lençóis de algodão orgânico lavados de maneira ecológica.

Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Por isso, tente incorporar todas essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva!

Em GERAL:

-Plante uma árvore! Ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA). Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

-Recicle, Reduza e Reutilize!

EM CASA:

-Todos sabemos (mas muitos de nós esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis ao invés de descartáveis ajudam muito na redução de resíduos.

-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, ao invés de usar folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos e desligue carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.

-E plante uma árvore!

NO CAMINHO:

-Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.

-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir a sua pegada de carbono é evitar dirigir automóveis. Em vez disso, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

-Se você não tem outra escolha senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus cheios à pressão correta.

-Se você é um dos privilegiados com trechos estáveis de estrada no seu caminho para o trabalho, use o piloto automático, uma vez que economiza combustível e também ajuda a manter uma velocidade constante.

-Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se você for ficar parado por um período longo.

-Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente diminui a sua kilometragem. Por isso, se você quiser economizar combustível e ajudar a salvar o planeta enquanto você está nele, acelere gradualmente.

-E plante uma árvore!

NO TRABALHO:

-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os no final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência que não estão sendo utilizados.

-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

- E plante uma árvore!

APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

- Ah! E plante uma árvore!

Fonte: PNUMA
Foto: ramosforest(c)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Tempo


Viajo rápido no tempo

Corro pelas alamedas

Árvores centenárias

Palmeiras imperiais


Corro pelas alamedas

Em busca do passado,

Perdido no tempo,

Em tons de sépia


Árvores centenárias

Adornam meu retorno

No tempo, não no espaço.

Busco algo, impreciso.


Palmeiras imperiais

Símbolos de outras épocas

Resistentes a tempestades

Como eu costumo resistir.



Luiz Ramos ©

Setembro de 2008.

Foto: ramosforest ©

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Quiosque e as relações sociais.


Quiosque do Pastel é uma imagem muito expressiva, que faz lembrar-me da carrocinha de pipoca na praça central da minha cidade natal. As pessoas reuniam-se na praça para relacionar-se com os mais variados objetivos. A menina passeava na praça para encontrar as amigas e ver aquele garoto que lhe interessava ou para encontrar seu grupo de amigas. O garoto circulava pela praça, normalmente no sentido contrário ao seguido pelas meninas, o que provocava encontros premeditados a cada volta pela praça ou após a saída do cinema. As mães levavam seus filhos para passear, os pais acompanhavam seus filhos e aproveitavam para encontrar amigos. Muitas vezes havia acontecimentos como uma audição da banda de música da cidade no coreto do centro da praça ou a leitura de poemas e crônicas na sala da biblioteca junto ao coreto.

A carrocinha de pipoca, algumas vezes era transformada em posto de venda de outras guloseimas e parada obrigatória dos grupos de meninas e garotos para aprofundar a conversa com aquele ou aquela pretendente. Um pacote de pipocas oferecido poderia ser o mote para iniciar um relacionamento mais duradouro ou para provocar uma desilusão repentina e definitiva.

Em minha vida, tenho conhecido muitos quiosques, considerando-se a figura como um ponto de encontro, realizações e desilusões. Materialmente, conheci belos quiosques em cidades brasileiras e outras cidades de países por onde passei. Afetivamente, consegui transformar meros encontros na praça em duradouros relacionamentos, no que se refere à família, amizade e profissão.

Faço votos que este Quiosque do Pastel cumpra seu papel e funcione por muitos anos.

Visitem o Quiosque do Pastel.

Luiz Ramos

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2009

Foto: ramosforest©


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Recordar é viver.



Recordar é viver, dizem, e eu fui aos meus arquivos buscar razão para reviver grandes momentos, resgatar amigos e textos, e relembrar bons momentos.


O texto que segue foi publicado em julho de 2007 naquele espaço que conhecemos e acabou arbitrariamente. Sempre vale a pena viver e reviver


__________________________________________________________________________


Há três meses, dia 28/04/2007, eu cheguei, atraído pelo Post de Tecnologia do Fábio Cerdeira. Gostei do lugar. Fiquei.


1. A Responsabilidade Social e a Ecoeficiência ninguém viu.


2. A Tradição Fotográfica trouxe-me Fábio Cerdeira, que me indicou minha madrinha, uma Graça - a Carpes.


3. A Responsabilidade Sócioambiental e as relações fornecedor/empresa/cliente/consumidor me trouxeram o Jorge Antonio. Já havia Graça no meu Post.


4. O Licenciamento Ambiental e o IBAMA, muito técnico, só atraíram uma Graça.


5. Como o anterior, o Meio Ambiente bem monitorado pelo GPS, foi pouco comentado. (Puxa vida, até no ciclismo o GPS é útil...


6. Ao Remo na Lagoa só compareceram os meus dois leitores de primeira hora.


7. Ninguém se interessou pelo Museu da Água. Mas o Post teve a Graça.


8. O ruído dos Movimentos das Plantas atraiu Jorge Antonio, Tere Tavares, Denise. A Graça permaneceu assídua.


9. Contabilidade, Economia e Meio Ambiente contabilizaram a presença da Denise e a chegada do meu amigo Adailto.


10. Um Caso do Meu Rio Abaixo (I) trouxe Dona Lucília, a mulher que impulsionou o Trenzinho do Caipira. No trem, vieram o Sérgio Serra, a Rose C., o Ricardo Calmon, o Adailto, a glinys christ, a Denise e a Tere. E nem fiquei sem a Graça.


11. Paisagem, palavra bonita, que se refere a lugar que deve ser sempre preservado, foi visitada por amigos antigos e os recém chegados Carlos Junior e Fabiana Oliveira.


12. Um Outro Caso do Meu Rio Abaixo (II) chegou de Maria Fumaça, repleta de amigos e a recém adotada - juntamente com uma comitiva de fadas, gnomos, bruxas, animais e poesia, a Madalena Barranco.


13. Eu fui à Caça de Animais e Plantas. Colhi grande safra fotográfica na companhia de antigos amigos e da então recente amiga Denise Solami.


14. Quando os Indígenas foram dizimados com a chegada do "descobridor", só o Jorge Antonio, a Denise e a Graça compareceram.


15. Para percorrer em bicicleta o Caminho do Ouro pela Estreada Real, eu tive a companhia de vários amigos. Um expert em cicloturismo estava presente, o Jorge Antonio.


16. Uma curiosidade sobre o rio da foto do meu Blog nos levou ao Rio de Piracicaba. Com vários amigos, além da presença fugaz do Luis Santana, percorremos as bacias fluviais do Sudeste e do Sul do Brasil.


17. Eu me Lembro... Muitos amigos antigos se lembraram e também a Christina Cabral, que então chegava.


18. A Fruta do Dragão, exótica, chamou a atenção e despertou o paladar de muitos amigos, com exemplos de frutas exóticas e outras nativas do Brasil. O Ricardo Calmon falou de sua Amazônia. O Selmo Santos chegou saboreando o cacau.


19. O latido do Meu Cão Social atraiu a atenção de muitos amigos e trouxe a Eduarda Petry, a Ana Guimarães, a Renata Fern e o Carlos Oliveira.


20. Espantados pela Aranha e o Cupuaçu, só quatro amigos se interessaram por Biopirataria e Diversidade Biológica.


21. Caos Urbano trouxe alguns amigos para verem os danos sofridos pelas cidades.


22. Ao Ricardo falei, cometi uma poesia e muitos amigos compareceram, inclusive o Ricardo Calmon.


23. Convidados, muitos amigos compareceram, pois A Casa é Sua... Até a Lu Cavichioli e a Rosiris chegaram para tomar café de coador de pano à beira do fogão de lenha.


24. Uma ave marinha falou-me sobre a Baia de Babitonga. E seguiu sua viagem. A ave não voltou mais, mas muitos amigos estiveram comigo naquela Baia.


25. A Libélula e os Bioindicadores atraíram a atenção de antigos amigos e da Whane Veloso. Ficamos todos às margens de um curso d'água apreciando a paisagem.


26. Os Biguás no PAN chamaram a atenção de muitos amigos. Digo e repito: eram realmente 125 biguás. Eu contei.


27. Um Outro Caso do Rio Abaixo (III) sobre o Giuseppe Ghiaroni surgiu da curiosidade da Renata e da Rose C. sobre o Poema das Mãos. Não esclareci a autoria daquele poema, mas tive assunto para o tema.


28. Muitos e muitos amigos, como o Carlos Maria Sena, o José Carlos Rocha, a Adriana Ramos, o Ricardo Mainieri, o Djabal Maat, a Lucia Helena, o Marcelo Santos, o Gleidson P. Brito, a Jane Magalhães, o Edmilson Ramos Coutinho e outros mais compareceram. E o Moderador, e o pessoal de suporte técnico, que sempre ajudam, onde ficam?


E, além de todos os aqui citados, outros muitos amigos compareceram, às vezes nem comentaram e se foram. Mas todos têm voltado e estou certo de que voltarão sempre para um café em coador de pano ao lado do fogão de lenha, às margens de um rio, lendo uma poesia, "jogando conversa fora" em um barzinho na cidade ou em uma pousada no Caminho do Ouro na Estrada Real, ou em qualquer outro lugar, pois a Natureza não tem fronteiras. _______________________________________________________________________________


Luiz Ramos ©

Foto: ramosforest©

Environment,literaure, photography

sábado, 23 de maio de 2009

Filatelia e conhecimento - Philately


Filatelia e conhecimento


Eu sempre gostei de coleções, inclusive de selos. A Filatelia é um passatempo, um aprendizado, um exercício de conhecimento. Ontem, eu recebi uma correspondência e fiquei impressionado com a plasticidade do envelope, devido aos selos que os Correios colaram em sua superfície.

Vejam a figura acima e digam se concordam comigo, no que se refere à beleza dos selos e ao bom passatempo de colecioná-los.

Luiz Ramos

Foto: ramosforest©

segunda-feira, 18 de maio de 2009

El Puente



EL PUENTE

Mario Benedetti

Para cruzalo o para no cruzarlo

ahí está el puente


en la otra orilla alguien me espera

con un durazno y un país


traigo conmigo ofrendas desusadas

entre ellas un paraguas de ombligo de madera

un libro con los pánicos en blanco

y una guitarra que no sé abrazar


vengo con las mejillas del insomnio

los pañuelos del mar y de las paces

Ias tímidas pancartas del dolor

las liturgias del beso y de la sombra


nunca he traído tantas cosas

nunca he venido con tan poco


ahí esta el puente

para cruzarlo o para no cruzarlo

yo lo voy a cruzar

sin prevenciones


en la otra orilla alguien me espera

con un durazno y un país


(de Preguntas al azar – 1984-1985 - Mario Benedetti)

fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/uruguai/mario_benedetti.html
Foto: ramosforest(c)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Normal é ser diferente.


Recebi um convite de amigos de um blog de Espanha para visitar um espaço sobre Autismo.
Lindo e emocionante.
Normal é ser diferente.

VISITEM: http://videotecautista.blogspot.com/

Abraços
Luiz Ramos

terça-feira, 5 de maio de 2009

A cultura, o GO e a Web


A cultura, o GO e a Web


“À beira do brejo, havia um buriti caído, com a coma no barro. Uma garça pousara ali, no buriti jazente, morto com sua dureza. Tombado de raio. Ainda estava sapecado o capim, em volta; com o raio um incêndio se alastrava. Outros buritis, da fila, tinham o baixo-tronco carcomido, cavernas encarvoadas. Assaz enfeitava o chão, com tintas flores, era o alecrinzinho...” João Guimarães Rosa – Noites do Sertão – Buriti -Ed. Record/Altaya – Rio/São Paulo – 1988 - pág. 133.


“Eh, não. Semente que deve de estar morta. Não é a mesma coisa. Quer nascer, nasce onde é que quiser...” João Guimarães Rosa, idem ibdem.


O buriti tombado de raio e o alecrinzinho sobreviverão às intempéries como o espírito do GO sobreviverá.


Nossa comunicação, a interatividade continua.


Luiz Ramos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin