Páginas

domingo, 22 de junho de 2008

Um universo encantado. As plantas se movimentam.

Plant movement
______________________________________________________________



Um pequeno jardim é um universo encantado. Basta prestar atenção. Até alguns termos usados são idênticos aos da astronomia.

Os vegetais têm certa forma de sensibilidade que faz com que eles respondam de alguma maneira a estímulos de origem interna ou externa, mesmo que de forma quase invisível. Esses estímulos, de diversas formas provocam crescimentos diferenciados: os movimentos da planta, dirigindo-se ou se afastando de alguma fonte de estímulo, em determinadas condições. Esses movimentos vegetais são classificados em:

a) MOVIMENTOS DE ÓRGÃOS DE PLANTAS FIXAS

Induzidos por estímulos externos: tropismos - quando a direção do estímulo determina a direção do movimento; nastismos - quando o estímulo externo provoca abertura ou fechamento do órgão, independente da direção do estímulo.



"Dorme Maria" ou Dormideira

Não induzidos por estímulos externos: nutações - movimento autônomo, próprio de plantas trepadeiras volúveis, provocam o crescimento para um lado e para outro, em busca de apoio; balísticos - movimentos de esporos ou sementes que são jogados à distância pela abertura explosiva do esporângio ou do fruto; higroscópicos - movimentos causados por variação de umidade, ocorridos após o amadurecimento do fruto e que provocam nos esporângios e nos frutos a sua abertura para liberação das sementes.

b) MOVIMENTOS LOCOMOTORES -Tactismos - causados por estímulos externos e encontrados em plantas unicelulares - hoje classificados nos reinos monera ou protista - que fazem com que o corpo inteiro da “planta” se movimente.

c) MOVIMENTOS CITOPLASMÁTICOS - Cicloses - são característicos das células vegetais, onde o citoplasma circula ao redor dos vacúolos mesmo sem estímulos externos.

Foto: Ramosforest(c)

10 comentários:

'JoAnn's-D-Eyes'NL disse...

hello,
just found your name on 'cats and dogs' blog, HOW IS BRUNI DOING?

betwishes from us
IOS/dog and JoAnn from HOlland

Rosácea disse...

Luiz

que bacana esse post sobre o movimentos das plantas. a dormideira eu já conhecia desde criança , pois adorava brincar com elas.
beijos

Daniel J Santos disse...

excelente, muito bem.

Jane Marie disse...

I love this Sleep Mary flower. Very pretty.It looks like you do interesting work.

Thanks for visitng my site.

abueloscrisytoño disse...

!Cuanto se aprende!
A.Cris

Madalena Barranco disse...

Olá Luiz, os gnomos do Morango concordam com você!! Jardins são encantados. Adorei a foto da "dormideira" e das delicadas folhagens que se movem - parecem mais vivas do que são.

Beijos.

Marcos Santos disse...

A dormideira, que habita nossos sonhos de criança.

Digital Polaroids disse...

Espléndida flor!

Tarzan disse...

Hello,
I just want to say thankyou very much for visiting my blog and making a comment. Your blog is awesome, I love the photos and the commentary
Thankyou again

best wishes
Tarzan
Australia

quilldancer.com disse...

We have this flower in Hawaii. Here we call it Haole Koi.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin