Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009

Aplausos para uma idealista


Aplausos para uma idealista

Por seu espírito inquieto e idealista, ela escolheu a Faculdade de Direito. E foi uma aluna brilhante. Formada, ela escolheu o Tribunal para sua estréia na lide jurídica. Em seu primeiro trabalho no Tribunal, deu-se conta de que era mais idealista que advogada; e trocou o Tribunal pelo Teatro.

Eu a conheci quando ela ensaiava com um grupo de jovens a peça “Pluft, o Fantasminha”, há muito anos. Ela era uma jovem mãe que vivia com seus pais e o filho em uma agradável casa às margens do rio Paraíba do Sul, naquela ainda tradicional cidade do interior do estado do Rio de Janeiro.

O idealismo e a poesia pareciam ser cultivados nos jardins de sua casa. Seu pai, general reformado, mantinha a rigidez do militar em contraponto à sua visão poética do mundo ao seu redor. O general amava os flamboyants que adornavam a avenida às margens do rio, com suas flores vermelhas que se derramavam pelas calçadas, ao caírem das árvores tão coloridas. A esposa do general tinha um encanto especial, por sua doçura e, talvez, por ter o mesmo nome da minha mãe.

A ex-advogada com alma de artista até tentou transformar-me em ator; e chegou a montar uma peça de Josué Montelo, “Através do Olho Mágico”, da qual eu participei. E ela o convidou para a estréia, que contou com a presença daquele então já consagrado escritor acompanhado da esposa.

Durante muitos anos, eu segui o trabalho daquela idealista do teatro e suas montagens de peças. Com o passar dos anos e, ao me afastar daquela cidade do interior, eu fui perdendo contato com ela.

Hoje, ao abrir os jornais da capital, tomei conhecimento do último ato de sua última peça montada no palco da vida. Uma nota na sessão de obituários convidava para a missa de 7º. dia por seu falecimento.Sorri e aplaudi, como se faz ao final de um espetáculo de qualidade, por seu conteúdo e desempenho da artista.

Luiz Ramos©

Rio de Janeiro, 1º. de agosto de 2009.

Foto: ramosforest ©

2 comentários:

antes blog do que nunca! disse...

Nobre gesto, querido Luiz. Que a alma da senhora idealista descanse em paz...e reze por todos nós.

1 Bj*
Luísa

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin