Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tecnologia para a sustentabilidade ambiental


Tecnologia para energia limpa e sustentabilidade


Nos dias 14 e 15 de abril, no Rio de Janeiro, o Grupo SAGE promoveu o Workshop “Clean Energy Technologies Analysis Using RETScreen Training”, de treinamento para o uso do software RETScreen®, ferramenta para o dimensionamento, simulação e análise de viabilidade técnica e econômica de sistemas energeticamente eficientes.


O RETScreen®, Software Internacional para Análise de Projetos de Energia Limpa é uma ferramenta essencial para suporte de decisão e desenvolvida com a contribuição de especialistas de áreas diversas como o governo, a indústria e a pesquisa acadêmica. O software, gratuito está disponível em 35 idiomas e é utilizado por mais de 230 mil profissionais em 222 países. O programa avalia a produção de energia, os custos, a redução de emissões, a viabilidade financeira e os riscos oriundos da produção de energias renováveis e tecnologias eficientes energeticamente (RETs).


O RETScreen utiliza os dados de projetos desenvolvidos pelos próprios interessados e inclui dados de produtos, bem como dados hidrológicos e climáticos provenientes das mais conceituadas fontes, e um detalhado manual do usuário.


O curso tratou de temas sobre iniciativas típicas para economia de energia elétrica e térmica, análise de projetos de energia eólica, solar, hidráulica e de biomassa. Participaram profissionais de diversas áreas e de vários estados brasileiros. O Workshop foi ministrado pelo especialista em energia renovável Stefan Tylak, do Canadá, com a assistência de Reynaldo Sigiliao, Consultor sobre Eficiência Energética, e Mariana Queiróz, Consultora do Programa. A coordenação geral está a cargo do Engenheiro Pedro Paulo da Silva Filho, Diretor Geral do Grupo SAGE, do Rio de Janeiro.


Eventos como este promovem a conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental com iniciativas sustentáveis.


Luiz Ramos©


Foto: ramosforest(c)

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luiz,

Me parece um excelente tema a ser desenvolvido em favor do meio ambiente...

Beijos,

Marcos Santos disse...

A Sociedade Civil movimenta-se para solucionar seus problemas e evoluir com eles. Mas na hora de votar...todo esse esforço vai por água a baixo.

Anônimo disse...

Obrigada Luiz, pela visita e pelo comentário amigo...

Um abraço e um bom final de semana,

Unknown disse...

Obrigado pela dica. Você é exemplo de quem quer ficar antenado com os nossos mais dramáticos problemas dos dia de hoje. Abraços.

Anônimo disse...

Oi Luiz,

Estou passando para lhe desejar uma boa semana como um bom feriado, também.

Beijos e apareça para um café,

Anônimo disse...

Oi Luiz,

Obrigada por ter aceitado tomar um café comigo. É sempre bem vindo. Mais ainda, seu comentário me foi de grande valia.

Abraços,

Anônimo disse...

Aliás os dois comentários, mas o de batalhar e vencer, me foi primordial...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin