Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O futuro da Web - hoje



Hoje, 30/10/2009, eu participei do lançamento do eBook do Paulo Siqueira sobre Web 2.0 - Erros e Acertos no uso da Internet.O Paulo Siqueira demonstrou que a Internet pode ser uma eficiente ferramenta de interação e divulgação de conhecimento .

Às dez horas da manhã, no Brasil, sendo dezesseis horas no Paquistão, onde ele se encontrava, pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo, interagiram na divulgação do eBook e puderam tomar conhecimento de seu conteúdo no mesmo momento. No evento, funcionaram o blog do Siqueira e dos seus colaboradores mais diretos e o Twitter de todos os participantes do evento. Mais de uma centena de pessoas, diretamente, e mais um número grande de visitantes.

Ao Paulo Siqueira, os meus cumprimentos por sua iniciativa e persistência para o sucesso do projeto do eBook.Por isso, eu me lembrei de meu texto sobre o futuro da Web, publicado há algum tempo:

____________________________________________

O Futuro da Web

Hoje li sobre o futuro imediato do mais popular programa para computador, o Windows, e sobre o futuro remoto – nem tanto, da Web. Informam que a Microsoft planejaria substituir o sistema Windows por um outro que tornaria a Internet independente do computador. Por outro lado, em um exercício de previsão do futuro, outra noticia projeta para o ano 2040 o surgimento da Web 4.0. Pergunto-me como será essa futura Plataforma do Conhecimento.

Quando se fala de Inteligência Coletiva, fala-se de interação na Web, difusão do conhecimento, troca de informações, evolução na Plataforma do Conhecimento. Nesse contexto, surgiu e se desenvolve a Social Networks, que compreende a troca de informações, em princípio entre adolescentes em seus relacionamentos e interesses peculiares, e que, agora, difunde-se até para a área empresarial.

Nessa onda estão surgindo redes corporativas nas atividades as mais diversificadas. Elas visam à difusão de necessidade de trabalho, intercâmbio de informações sobre suas áreas de atividades profissionais, inclusive nas atividades científicas mais complexas. Designers de moda, publicitários, operadores do mercado financeiro, profissionais em geral e cientistas reúnem-se para troca de informações sobre as suas áreas de interesse. A credibilidade de cada uma dessas iniciativas dependerá de sua organização e certificação.

É o futuro chegando com o desenvolvimento da Inteligência Coletiva.
Bem-vindo.

_____________________________________________

Luiz Ramos(c)
Foto: ramosforest ©

Um comentário:

Paulo Siqueira disse...

Agradeço imensamente o apoio e a divulgação do #eBook20 no seu blog.

Agradeço especialmente ao Gilson Schwartz, ao Orlando e ao Gabriel que contribuíram e valorizaram este trabalho com as suas participações.
Espero que gostem da leitura!

Obrigado,
O autor, Paulo Siqueira

@paulocoelho 30/10 It's the possibility of fulfilling a dream that makes life interesting

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin