Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

Soltar balão é crime



Festas juninas, balões e incêndios

Mês de junho é o mês das festas de Santo Antonio, São João e São Pedro. Costumes sadios como a canjica, o quentão, a maçã do amor, as danças e as fogueiras contrapõem-se ao criminoso costume de soltar balões.

Os balões são lindos, bem feitos e divertem adultos e crianças. Porém, enquanto escrevo sinto o vento com cheiro de fumaça de uma grande queimada no Morro dos Cabritos, relevo que separa a Lagoa Rodrigo de Freitas dos bairros de Copacabana, Botafogo e Ipanema, no Rio de Janeiro.

Ontem, durante o dia, fotografei um lindo balão que caia sobre a Lagoa, trazido pelos ventos (primeira foto). À noite, outro balão teria caído e um grande incêndio se espalhou por todo o Morro dos Cabritos (segunda foto). O local é uma das belas paisagens do Rio de Janeiro, coberta de vegetação, aves e muitas residências.

Quem acompanha meus blogs e minhas fotografias conhece a variedade da fauna e da flora do local. São garças, patos, sabiás, saíras, sanhaços, gaviões, borboletas azuis e borboletas amarelas, entre muitos outros habitantes e visitantes da região.

A tradição das festas juninas, e a beleza das brincadeiras e dos balões não podem justificar o perigo que representa um balão que cai sobre uma floresta, uma casa ou uma indústria. Não podemos esquecer que soltar balão, por sua periculosidade, é uma atividade criminosa e nociva para o indivíduo e para a natureza.

Luiz Ramos da Silva Filho©

Fotos: ramosforest©.

2 comentários:

Ramosforest.Environment disse...

Soltar balão é crime.

Ana Guimarães disse...

Bela tentativa de conscientização!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin