Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2008

Remember Railways Lembranças da Maria Fumaça


Esta semana voltei à minha terra natal com minha família e inclusive minha netinha. Levei-a à antiga estação ferroviária para conhecer o trem turístico que liga a cidade à localidade de Cavarú, passando por Werneck e Inema, pela antiga Linha Auxiliar. Até os anos 70, esse trajeto era feito de Três Rios a Japeri, em direção ao Rio de Janeiro. Era uma viagem encantada, por serras e florestas da então menos destruída Mata Atlântica.

Transcrevo, a seguir, um texto meu publicado em 2007 sobre essa ferrovia:

NO TEMPO DA MARIA FUMAÇA

Hoje, 30 de junho de 2007, no Brasil, 43% dos vôos nacionais e internacionais sofreram atrasos. Até o final dos anos de 1950, o interior do Brasil era servido por uma pujante rede de ferrovias. A economia daquela época escoava por todo o país sobre trilhos das estradas de ferro. As linhas dos trens faziam parte da paisagem da maioria dos municípios brasileiros, transportavam as riquezas e criavam riquezas por onde passavam. No inicio dos anos de 1960, foi decretada a morte, não sempre de modo lento, da malha ferroviária nacional. Vale recordar que o então Distrito Federal e o então estado do Rio de Janeiro, que hoje formam o estado do Rio de Janeiro, como outros estados da federação, possuíam uma importante rede de comunicação ferroviária.
Vejam só: LINHA AUXILIAR: (*) A chamada Linha Auxiliar foi construída pela Estrada de Ferro Melhoramentos, a partir de 1892, e, em 1898, foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à Estrada de Ferro Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação.
A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada desde 1996. (*)
http://www.estacoesferroviarias.com.br/rj_alfa.htm
Hoje, as estações ferroviárias de passageiros do interior, que foram abandonadas após a decisão de se trocar o transporte ferroviário pelo transporte rodoviário e pelo aéreo, viraram museus ou estão destruídas. Além disso, descartou-se o transporte de cabotagem, com todo esse litoral brasileiro.
Atualmente, a economia brasileira escoa por rodovias intransitáveis e os clientes de companhias aéreas se desesperam após horas e dias de espera nos aeroportos por uma viagem de poucas horas. A tecnologia de transporte virou logística, mas a eficiência do setor retrocedeu. Agora, entre Rio e São Paulo, fala-se em “Trem Bala”...
(Foto: ramosforest - Atual Pátio da Estação de Paraíba do Sul - RJ - com o trem turístico)

4 comentários:

Luma Rosa disse...

Eu fiquei sabendo de uma empresa que restaura estações e trens antigos, sediada no interior de São Paulo. Inclusive ajudou na restauração da Estação da Luz! Mas os trilhos...
Somente ficou a nostalgia!! Beijus

Ramosforest.Environment disse...

Luma,
esse trecho a que me refiro no texto - Paraíba do Sul- Cavarú- no estado do Rio de Janeiro, foi restaurado pela Prefeitura de Paraíba do Sul e transformou-se em atração turística e nostálgica.
A locomotiva, movida a lenha, ambientalmente correta, creio, faz o trajeto duas vezes por dia, nos fins de semana. Tem cerca de 20km de extensão.
Bem vinda.
Abraços
Luiz Ramos

♥ Denise BC ♥ disse...

Seria bastante interessante que retorna-se o transporte ferroviário para passageiros nos âmbitos municipal, estadual e federal.Temos um País carente de transportes público coletivo e ainda muita área disponível por todo território brasileiro.Onde seria possível um bom planejamento na área de transporte associado a um planejamento urbano e rural,para suprir as carências de transporte e interligar melhor todas as regiões.

Ramosforest.Environment disse...

Denise,
Obrigado por sua presença e estímulo.
Luiz Ramos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin