Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Chuvas de Verão e deslizamentos - Summer rains and mudslides


Escoregamentos - Mudslides


Quando o inverno começa a dar sinais de que vai embora, eu começo a me preocupar. Este tema é tão preocupante que tem sido tratado até nas Nações Unidas.


A nível mundial, pode-se constatar um incremento dos acidentes naturais ao longo do tempo. Isto se deve em grande parte ao crescimento populacional e à expansão desordenada da urbanização. Nos últimos anos os acidentes naturais provocaram grandes perdas humanas e expressivos prejuízos materiais. No âmbito nacional, algumas iniciativas têm sido tomadas para minorar e prevenir os deslizamentos.


1. No Brasil, a grande maioria dos escorregamentos ocorre nos meses de verão (dezembro a março), destacando-se o mês de janeiro e fevereiro. Estes aspectos do clima tendem a variar de acordo com as mudanças climáticas, cada vez mais instáveis, em função dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña.


Por isso, faz-se necessária a manutenção de taludes estabilizados através de obras de contenção. A falta de manutenção das obras de contenção é um importante fator que contribui para os acidentes em encostas, pois muitos deslizamentos são provocados pela infiltração de água nas encostas e pela erosão do solo durante fortes chuvas. Se as tubulações subterrâneas para transporte de água ou esgoto vazarem, também poderão provocar deslizamento de terra e, por isso, deverão também sofrer manutenção.


As inspeções rotineiras de manutenção devem ser realizadas pelo menos uma vez ao ano. Quaisquer obras de manutenção necessárias devem ser concluídas antes do início da temporada de chuvas.


Inspeções de engenharia e manutenções rotineiras são imprescindíveis para garantir a segurança dos taludes com obras de contenção. Somente quando a manutenção for feita na encosta ou no muro de contenção do modo especificado pelo engenheiro geotécnico e implementadas com suas recomendações, incluindo a avaliação de estabilidade e obras de melhoria, o talude poderá ser considerado em condições seguras.


Proprietários privados são responsáveis pelos taludes e obras de contenção dentro de seus terrenos. Em certas condições, os proprietários também podem ser responsáveis pela manutenção de taludes e obras de contenção adjacentes ao terreno.


2. Risco nas encostas deve ser estudados e monitorados para prevenir acidentes com moradores de comunidades carentes em encostas. Assim, atividades específicas devem ser evitadas, pois são causas de deslizamento, a saber:


- escavar ou aterrar as encostas.

- destruir a vegetação dos morros.

- jogar lixo nas encostas.

- ocupar áreas com suspeitas de risco, apresentando trincas ou afundamentos do terreno ou próximas de blocos de rocha.

- construir ou jogar lixo sobre valas de escoamento de água.


Algumas providências preventivas podem diminuir o risco de acidentes:

- verificar sempre se o sistema de escoamento de águas está livre.

- suspeitando de perigo e havendo obras, solicitar uma vistoria ao órgão público responsável.

- suspeitando de perigo e não havendo obra no local, telefone para a Defesa Civil para uma vistoria.

- se você mora abaixo de depósito de lixo, de barrancos, de pedras amontoadas no caminho natural das águas, abandone o local nos dias de fortes chuvas e dirija-se a local seguro.

- se você mora em local seguro, abrigue as pessoas que moram em locais de risco, quando houver chuvas contínuas e fortes.

- acompanhe as chuvas e verifique o risco de deslizamento na sua área através dos serviços de informações meteorológicas e geológicas.


Preocupe-se com seu imóvel, com sua vizinhança, com as comunidades carentes de sua cidade. E que tenhamos um verão sem notícias de tragédias por causa de fenômenos naturais e outros provocados pelo homem.


Fonte: Monografia - Avaliação Geoambiental de Bacia Hidrográfica – Luiz Ramos da Silva Filho – PUC RJ - 2003

Foto: ramosforest(c)

5 comentários:

Luiz Caio disse...

Olá Ramos! Boa tarde!
Este problema é tão antigo. O incrível é que vai de mal a pior, envéz de melhorar! Por um lado as pessoas, sem terem onde morar, se arriscam construíndo casas em cada lugar... Ficam práticamente penduradas!Como conseguem? Não sei! Outras moram, práticamente em buracos. Quando a chuva cai é um desespero só! Por outro lado as autoridades só se mobilizam quando tudo ja está indo por agua abaixo!... Eu não sei de nada! Não precisam me ouvir... Mas assim como você, há muitas outras pessoas com um conhecimento técnico sobre o assunto, e que têm o mapa geográfico da situação... É claro que o governo também tem lá o seus estudos! Como eu disse este é um problema tão antigo quanto a seca do nordeste... Se eles quizessem realmente, será que já não teriam, pelo menos, amenizado estes problemas?... É meu amigo! Eu sei que cada um deve fazer a sua parte, como você bem está fazendo a sua. Mas o dinheiro fica nas mãos deles! O dinheiro é nosso. O voto é nosso... Não sabemos votar? Facil dizer! Para alguem ser ser eleito a maiorioria tem que ter votado nele... Então? Quem votou errado? A verdade é que falta vontade politica para resolverem assuntos que não se transformem em votos no futuro! Enquanto isso! É Fulano correndo de um lado, Siclano correndo de outro,e Beltrano correndo atrás... Todos tentando tapar os buracos...

ATÉ BREVE AMIGO!
TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

Joice Worm disse...

Por estas e outras, é que o sul de Espanha está completamente inundada. Já matou muita gente arrastada por enxurradas de chuva. Até bebês... Como é possível?
(Obrigada pela visita, amigo meu. Já tinha muitas saudades tuas!)

Anônimo disse...

É lamentável esse problema no Brasil e em pensar que muitas pessoas no desespero consatroem casas e brracos em verdadeiras encostas, morros sem nenhuma segurança. 21 anos de casada é mole? abç

Madalena Barranco disse...

Olá querido Luiz,

Em seus posts sempre há um alerta e dicas para melhorar ou prevenir os prejuízos causados pelo homem e pelas forças da natureza. Isso sem falar em seu estilo de belas letras.

Beijos e obrigada pelos comentários.
P.S.: meu bloguinho de receitas está meio parado, mas logo postarei novidades.

abueloscrisytoño disse...

El tiempo esta loco loco, en España en Galicia tambien se nota que el clima ya no es el mismo.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin