Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2008

DIA DA TERRA

DIA DA TERRA – Blogagem Coletiva.

Todo dia é dia da Terra.


Área de restinga com plantas e floração

______________________________________________________________

Earth Day is all day.

Biologic diversity has ecologic, genetic, social, economic, cientific, educational, cultural, leisure and esthetic value.

_______________________________________________________________

Biodiversidade

Diversidade biológica é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Diversidade biológica ou biodiversidade refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo: a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; a variedade de comunidades, abetas e ecossistemas formados pelos organismos.

A abrangência do termo Biodiversidade compreende: número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). A Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes. E não inclui o ser humano.

Terreno arenoso de restinga com formigueiro (Ants)

Biodiversidade - propriedade da natureza

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico. A biodiversidade é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, também, a base para a estratégica indústria da biotecnologia.

As funções da Biodiversidade

As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas, muito embora se considere que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.

Os valores da Biodiversidade

A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade.

Causas dos Impactos sobre a Biodiversidade

A comunidade científica internacional, os governos e organizações não-governamentais ambientalistas reconhecem a ocorrência de perda da diversidade biológica em todo o mundo e, em especial, nas regiões tropicais. A degradação biótica que afeta o planeta de modo cada vez mais acelerado tem suas causas principais nas atividades humanas contemporâneas, agravada pelo crescimento explosivo da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.

A intervenção humana em habitats que eram estáveis tem aumentado significativamente, gerando perdas maiores de biodiversidade. Biomas estão sendo ocupados, em diferentes escalas e velocidades, enquanto extensas áreas de vegetação nativa foram devastadas em várias partes do planeta. Para que se desenvolva uma forma de manejo equilibrado, entre conservação e utilização sustentável da diversidade biológica, faz-se necessário o levantamento do inventário dos estoques dos vários habitats naturais e dos modificados existentes nessas regiões, considerando-se o modo de vida das populações locais.

Área de transição entre restinga e Mata Atlântica

As causas acima enumeradas dão origem aos principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade: perda de habitat ou sua fragmentação; introdução de espécies exóticas e suas doenças; exploração excessiva de espécies de plantas e animais; uso de híbridos e monoculturas na agroindústria; programas de reflorestamento mal planejados e mal executados; contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e alterações do clima.

As causas de perda de biodiversidade, a mudança do clima e o funcionamento dos ecossistemas estão interligadas e já são motivo de estudos sobre a conservação da diversidade biológica, que se apresenta como uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Ademais, a diversidade biológica representa um imenso potencial de uso econômico, em especial pela biotecnologia. E, sem dúvida, a diversidade biológica está se deteriorando, inclusive com aumento da taxa de extinção de espécies, devido ao impacto das atividades antrópicas mal planejadas.

O Princípio da Precaução, aprovado na Declaração do Rio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD – RIO 92, estabelece que se deve agir de imediato e de forma preventiva, e não permanecer omisso, aguardando a concretização das previsões para tomar medidas mitigadoras dispendiosas e de eficácia duvidosa.

Luiz Ramos

Foto: ramosforest ©

11 comentários:

Claudio Costa disse...

Muito bom seu post! É assim: vamos lendo, aprendendo, divulgando, escrevendo, falando... multiplicando a idéia: cada qual faça a sua parte.
PS: Acabei de postar sobre o Dia da Terra!

Madalena Barranco disse...

Olá querido Luiz, seu texto em homenagem ao Dia da Terra é uma aula sobre as riquezas naturais que se entrelaçam para sustentar o planeta. Eu penso às vezes, que as pessoas estão "dormindo no ponto" e ainda não acordaram para a realidade assustadora. Beijos e parabéns pelo texto.

***Fotografia e Luz*** disse...

Gostei muito do texto sobre a terra ,todos nos deviamos cuidar um pouquinho mais mas infelizmente não fazemos nada pela maravilha que temos sobre os nossos pés. Muito obrigado pela sua visita voltarei

♥ Denise BC ♥ disse...

Oi, Luiz

As ações antrópicas são as maiores responsavéis pela perda da biodiversidade e conseqüentemente acarretando na destruição do ecossistema.
O homem precisa mudar seus atos e ações em prol da preservação do Planeta, mudanças essas, que não são impossíveis, mas precisam ser implementadas de imediato, enquanto há tempo.
Bjs,
Denise BC

Daniel J Santos disse...

excelente, que grande post, daqueles que me dizem muito, muito bem.

Luma Rosa disse...

Luiz, aproveitando a oportunidade, sobre a lei de biodiversidade, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, ampliou o prazo para apresentação de propostas, para o dia 13 de julho, que será o prazo final para a consulta pública do anteprojeto de Lei de Biodiversidade. Vi a publicação do novo prazo no Diário Oficial da União no último dia 15. Que está disposto aqui também - http://www.planalto.gov.br:80/ccivil_03/consulta_publica/consulta.htm.
O anteprojeto, dispõe sobre a coleta de material biológico; acesso aos recursos genéticos e seus derivados, para pesquisa científica ou tecnológica; bioprospecção ou elaboração ou desenvolvimento de produtos comerciais; remessa e o transporte de material biológico; acesso e a proteção aos conhecimentos tradicionais associados e aos direitos dos agricultores, e a repartição de benefícios.
Que tals dar o seu pitaco?
As sugestões e as críticas à proposta devem ser remetidas à Casa Civil da Presidência da República, no seguinte endereço: Palácio do Planalto, 4o andar, sala 3, Brasília-DF, CEP 70.150-900, com a indicação “Sugestões ao projeto de lei que dispõe sobre o acesso aos recursos genéticos e seus derivados”. Ou então por e-mail recursosgeneticos@planalto.gov.br.
(Gestão C&T, nº 720)
Boa blogagem!! Beijus

Anônimo disse...

Parabéns querido Luiz. A terra útero que gera vida!!

Lunna Guedes disse...

Estou visitando os blogs que estão participando da blogagem coletiva sobre o dia da terra e o que acho melhor nisso tudo é que se cada um fizesse um pouquinho, o planeta, com certeza estaria numa situação melhor. Ou se não, os caminhos não serão os melhores para nós.
Abraços e valeu pelo post.

Acqua

Anny disse...

Parabéns pelo post. Muito bom. Muito bom mesmo.

Gypsy at heart disse...

Thank you for visiting my blog. You have some very interesting photos. Keep up the good work!

Marcos Santos disse...

Ótimo Luiz

Gostei muito da aula.
Parabéns pelo ótimo post!

Forte abraço
do Marcos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin